Veja as novas regras e valores do salário maternidade 2020

O salário maternidade 2020 é um benefício muito importante para as novas mães. Isso porque, ele é um benefício dado em dinheiro, para que ela possa tratar de maneira digna do seu filho nos primeiros dias de vida. Esse ano, esse benefício passou por algumas mudanças significativas. Veja a seguir os detalhes dessas mudanças no salário maternidade 2020.

Salário maternidade 2020

Salário maternidade 2020

O que é o salário maternidade?

salário maternidade 2020 é um benefício fornecido pelo INSS ou Instituto Nacional do Seguro Social. Ele é uma ajuda financeira ás mães que estão, cumprindo a licença maternidade.

Mulheres que acabaram de ter filhos seja por parto ou adoção, podem receber o benefício. É uma maneira do governo ajudar essas novas mães enquanto elas estão afastadas dos seus empregos.

✓ Acompanhe outras mudanças:

Esse ano esse benefício sofreu algumas mudanças, veja a seguir!

salário maternidade


Quem tem direito ao salário maternidade?

Antes de analisarmos as mudanças do salário maternidade 2020, vamos ver quem tem direito a receber esse benefício.

As mulheres que podem receber são:

  • Autônomas seguradas do INSS;
  • Micro empreendedora individual;
  • Empregadas contratadas;
  • Desempregada;
  • Adotantes de crianças;
  • Mulheres empregas e demais trabalhadoras, que sofreram aborto espontâneo.

✓ Conheça as novas regras de contribuição INSS 2020


Novas regras e valores do salário maternidade 2020

Se você tem interesse em receber o seu benefício, é importante ficar atento as novas regras do salário maternidade 2020. 

Muitas coisas foram alteradas, veja as principais mudanças a seguir:

Mudança no prazo de solicitação do benefício

Antes das mudanças o prazo para uma mulher solicitar o seu benefício era de 5 anos após o parto. Hoje esse prazo caiu para apenas 180 dias após o parto.

Ou seja, agora a mulher tem até 6 meses para solicitar ao INSS o seu salário maternidade. Esse prazo começa a ser contato, logo após o parto.

Resultado de imagem para salario maternidade"

Mudança no período de carência

Se você é uma trabalhadora e paga o seu INSS por conta própria, saiba que agora você tem que ter pago no mínimo 10 contribuições previdenciárias para ter direito ao seu salário maternidade. 

E aquelas que perderam o emprego e voltaram a trabalhar, também  precisam ter 10 meses de contribuições pagas. Fique atenta ao seu período de contribuição.

✓ Confira as mudanças do piso salarial 2020

Mudanças no caso de adoção

De acordo com a Lei 12.973/2013 independentemente da idade da criança, a mãe pode receber o benefício de até 120 dias. Isso vale também nos casos em que a mãe não for contribuinte do INSS, mas o pai sim. Ele passa a receber o direito ao salário maternidade no lugar da mãe.

Mudanças no caso de falecimento

Quando a mãe da criança vinha a falecer no parto, o benefício era cessado e o pai ou outro responsável, perdia o direito de receber essa ajuda.

Agora, com as mudanças na Lei, o salário maternidade pode ser pago ao cônjuge ou companheiro que cuidará da criança. Isso protegeu o direito da criança que terá que viver sem a mãe e ainda auxilia o cônjuge que ficou só.

Todas essa mudanças foram feitas para ajudar as crianças e principalmente as mãe, que vão precisar se ausentar do seu emprego.


Valores do salário maternidade 2020

Os valores do salário maternidade 2020 é obtido por meio do valor do último salário registrado da mulher.  O salário será pago de forma integral.

Se o salário era de R$1.200,00 por exemplo, ela continuará a receber integralmente esse valor durante todo o período de licença maternidade.

Se você deseja saber mais sobre o salário maternidade 2020, acesse aqui e tenha todas as informações.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 6

Veja as novas regras e valores do salário maternidade 2020

Adicionar Comentário