O Que Muda com a Carteira de Trabalho Digital? Entenda!

À partir de 24 de Setembro de 2019 a carteira de trabalho tradicional, deixará de ser obrigatória na hora da contratação de um novo funcionário. Esse novidade foi declarada pelo Ministério do Trabalho e promete facilitar a vida dos trabalhadores brasileiros. Mas, o que muda com a Carteira de Trabalho Digital? Logo abaixo você vai entender o que muda com a Carteira de Trabalho Digital, você vai saber também, como acessar a sua carteira digital. Acompanhe!

O Que Muda com a Carteira de Trabalho Digital?

O Que Muda com a Carteira de Trabalho Digital?

Entenda o que é a Carteira de Trabalho Digital

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) física, aquela que todos nós temos, não é mais necessária na contratação de um novo funcionário. Isso porque todos agora vão ter a Carteira de Trabalho Digital, seja no celular ou no tablet.

A carteira eletrônica vai substituir a carteira de papel. O trabalhador brasileiro deverá informar apenas o seu CPF, para a empresa que estiver contratando-o para determinado cargo. Ele não vai mais precisar levar a sua CTPS.

Isso foi criado para facilitar e diminuir as burocracias envolvidas na emissão de um CTPS convencional. Essa nova carteira, vai diminuir os gastos para o Governo Federal.

✓ Acompanhe os novos reajustes:

Mas, o que muda com a Carteira de Trabalho Digital? Entenda a seguir:


O que muda com a Carteira de Trabalho Digital? 

A única coisa que vai mudar com a Carteira de Trabalho Digital, é que o trabalhador não precisará mais apresentar a Carteira de Trabalho em formato de papel, na hora da sua contratação em qualquer empresa.

Como já mencionado, ele vai precisar apenas informar o número do CPF.

Todas as informações que antes apareciam na carteira de trabalho convencional como: salário, jornada de trabalho, férias, entre outros, será inserido de forma digital na plataforma do Governo.

Às vezes o empregado perdia a sua carteira e isso, quando ia se aposentar, era uma via crúcis para ele achar a empresa, ela proceder a assinatura e ele poder comprovar para o INSS. Então, eu acredito que a carteira digital não representa a priori nenhum perigo ao trabalhador – declarou Vanessa Oliveira, vice-presidente da comissão de Direito do Trabalho da OAB-CE

✓ Veja o que pode mudar no Salário Mínimo 2020


Como obter a Carteira de Trabalho Digital? 

Para obter a sua Carteira de Trabalho Digital, basta possuir smartphone com Android, e fazer o download do app CTPS Digital no Google Play.  

Se você possui um smartphone com IOS, entre na Apple Store para baixar o aplicativo.

Depois de baixar o aplicativo, é necessário obter o acesso a sua carteira de trabalho. Para isso siga os seguintes passos:

  • Vá até o site do governo – por aqui mesmo.  Faça o seu cadastro;
  • Clique em ‘ Crie sua conta’;

Como obter a Carteira de Trabalho Digital? 

  • Informe seus dados pessoais;
  • Responda ao questionário de cinco perguntas sobre seu histórico de trabalho;
  • Se você acertar quatro respostas, você consegue uma senha provisória.

como acessar a carteira de trabalho digitaL

Agora a sua Carteira de Trabalho Digital já está funcionando.

Importante: Se você possui a Carteira de Trabalho convencional, guarde este documento. Na hora de você solicitar a sua aposentadoria, ela será solicitada. Por esse motivo, não jogue fora a sua CTPS de papel.

Outro ponto importante, é que nem todas as empresas estão utilizando a Carteira de Trabalho Digital, por esse motivo, guarde a sua e caso a empresa peça, apresente-a sem problemas.

✓ Confira as novas datas do calendário PASEP 2020

O Que Muda com a Carteira de Trabalho DigitaL

Agora que você já sabe o que muda com a Carteira de Trabalho Digital, informamos que assim que novidades surgirem, vamos atualizando as informações aqui para você.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

O Que Muda com a Carteira de Trabalho Digital? Entenda!

Adicionar Comentário