Auxílio Doença 2020: Como Funciona? Perícia e Como Dar Entrada

Se você paga o seguro Previdenciário de Seguridade Social e se sente incapacitado de exercer sua profissão, você poderá entrar com o pedido de auxilio doença 2020. Com o auxilio você poderá ter uma licença do seu cargo sem prejudicar seu trabalho. Se você é uma dessas pessoas que precisam acionar o auxilio doença 2020 e não o que fazer nem por onde começar, leia este artigo até o final.

Auxílio Doença 2020

Auxílio Doença 2020

Auxilio Doença 2020

O auxilio doença, é um direito que todo contribuinte que paga Previdência de Seguridade Social tem, entretanto, alguns requisitos terão que ser preenchidos, para que o trabalhador tenha direito, como:

  • Ter qualidade de seguro;
  • Cumprimento de carência;
  • Pessoa incapacitada para o trabalho ou atividade habitual pode mais de 15 dias consecutivo.

Lembre-se que a incapacidade diz respeito à atividade de trabalho do indivíduo. Após se encaixar em algum desses requisitos, será a vez da perícia, veja abaixo.


Perícia para Auxilio Doença 2020 

Para que o INSS pague seu benefício, você terá que provar a sua debilidade, que será por meio da perícia. Nele serão realizados exames e consultas até que seja confirmado o resultado.

✓ Saiba como funciona também, a licença paternidade 2020

É através da perícia também que será determinado quanto tempo de afastamento e o valor que será pago no auxilio doença 2020.

Após o período estipulado, em alguns casos o cidadão terá que realizar toda a bateria de exames novamente, para que saiba se continuará sendo beneficiado pelo auxilio ou não.

Auxílio Doença


Como dar entrada no Auxilio Doença 

Antigamente era mais burocrático dar entrada na perícia do auxilio doença 2020, no entanto com todo o desenvolvimento tecnológico, tudo ficou mais fácil e prático.

✓ Veja as novidades acerca da aposentadoria INSS 2020

Se você deseja da entrada, poderá agendar sua perícia na comodidade de sua casa, através do computador. É simples, veja abaixo o passo a passo:

  • Solicite a entrada através do site oficial do INSS;

  • Preencha o código da imagem solicitada e clique em “prosseguir”;
  • Preencha seu Estado, Município e data que deseja o agendamento;
  • Preencha todos os dados pessoais que pedirem, após analise se todos os dados estão corretos para que confirme a solicitação;

  • Será gerado um numero, guarde para que solicite o resultado.

Nesse agendamento o interessado irá passar por uma perícia, onde irá provar a veracidade de sua incapacidade em realizar suas funções.

✓ Confira as novas datas do calendário PASEP 2020

Na data marcada, o futuro beneficiário terá que ir até um posto da Previdência Social, passar pelo procedimento da consulta.

O resultado poderá ser visto através da internet, no próximo tópico você saberá o passo a passo para vê se foi aprovado sua solicitação ou não.


Resultado do Auxilio Doença 2020 

Depois de agendada a perícia e que a parte interessada compareceu ao posto da Previdência Social, chegou a hora de saber o resultado, através da internet, veja o passo a passo a seguir:

  • Entre na pagina oficial do INSS;
  • Quando realizado o agendamento foi criado um número, onde você irá acessar seu resultado inserindo ele;
  • Preencha seu CPF;
  • Preencha o seu nome completo;
  • Preencha sua data de nascimento;

  • Digite o código pedido na imagem e confirme.

Após esse procedimento será exibido uma imagem na tela, mostrando sua situação do beneficiário. Se o resultado for positivo o solicitante receberá uma quantia por mês, até que possa realizar suas atividades normalmente.

Essa quantia vai depender de uma série de fatores, o principal é o tempo de contribuição e vai ser calculado de acordo com o salário mínimo atual. No entanto o auxilio doença será alterado de acordo com o salário mínimo 2020.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 5
Total de Votos: 8

Auxílio Doença 2020: Como Funciona? Perícia e Como Dar Entrada

Adicionar Comentário